4° Piauí Cartoon

"Se você não for minha, não será de mais ninguém".

A violência contra a mulher é uma das violações dos direitos humanos mais praticadas e menos reconhecidas do mundo. Um fenômeno cultural histórico que atravessa gerações, classes sociais, raças, etnias e atinge a todos. Um dos fenômenos mais democráticos do mundo. No Brasil, a cada dois segundos uma mulher sofre violência e pelo menos três mulheres são assassinadas, vítimas de feminicídio todos os dias.

A violência contra a mulher apesar da Lei Maria da Penha (criada em 2006), não tem impedido o chamado "feminicídio" (assassinatos de mulheres), registrados nas Delegacias de Defesa da Mulher, onde há números assustadores que vem crescendo.

Uma violência enraizada na sociedade que está relacionada com o patriarcado e a relação de gênero (categoria social constituída que reflete as desigualdades de poder entre mulheres e homens na sociedade, de acordo com os papeis sociais atribuídos diferenciados que perpetuam essa desigualdade).

Com a Lei Maria da Penha, está havendo uma maior visibilidade desse fenômeno contra a mulher, mas nós temos que pensar também em estratégias de prevenção e coibição dessa violência universal. O 4º PIAUÍ CARTOON, usando o poder da linguagem do humor gráfico, convida a sociedade a debater esse problema (que é de todos nós), e joga luz nas sombras dos ambientes domésticos e profissionais, traçando linhas e cores que nos levem a uma reflexão com ação... para não passar de ilusão.

Dino Alves


© 2019 PIAUI CARTOON. Desenvolvido por SECULT-PI, CRC - Designer Ka Alves
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora